28 agosto, 2009

Enfermagem, a arte de CUIDAR...



Eu como acadêmica DEVO defender o curso pra essa profissão tão bonita e importante.
Muito bem...
O curso de graduação em Enfermagem tem duração de 4 anos, mas em breve vai ser alterado pra 5 anos. Peguei a lei dos 4, oba! :)
Se você tem medo de a sua família ou amigos criticarem sua escolha, poxa, dane-se. Se depois de tudo o que eu disser a ignorância humana continuar achando que enfermeiro é escravo/empregado de médico, realmente não vai ter solução...
Uma médica uma vez disse algo como "... ninguém sabe o valor de um enfermeiro/técnico até precisar de um..."
E é a pura verdade.
A enfermagem vem ganhando espaço e reconhecimento mas a maioria continua achando que o papel do enfermeiro é limpar/auxiliar, apenas.
Na verdade, Enfermeiro faz consulta de enfermagem e prescreve medicamento padronizado!
Enfermeiro é chefe de equipe de enfermagem!
Enfermeiro é auditor, é gerente, é administrador do hospital ou estabelecimento de saúde!
Não pense você que pra cada clínica vai ter um administrador pra cuidar da saída/entrada de medicamentos, é pra isso que no meu currículo tem a disciplina 'administração em enfermagem'. Não pense você que tem uma pessoa pra gerenciar e distribuir as tarefas DIARIAMENTE da equipe de enfermagem, é o enfermeiro quem faz!
Não pense ainda que tem um médico em cada ambulância de resgate, porque lá estão em sua maioria, técnicos, auxiliares e enfermeiros. E pense menos ainda que nessas ambulâncias, mesmo que tenha médicos, não funcionam sem um enfermeiro!
Conseguem me responder quem visita os leitos na madrugada verificando cada enfermo? quem segura a mão pra acalmar? Quem é atencioso e dedica um tempo de atenção extra ao paciente? Quem acompanha todo o tratamento? Quem cuida da alimentaçao e remédios nas horas certas?
É... precisa de alguém pra tudo isso e muito mais que ficou por dizer...
Enfermeiro faz parto natural e pode se especializar em mais que obstetrícia. Pra cada área na saúde é preciso um enfermeiro, e pra cada uma dessas áreas, tem especialização em enfermagem.

O enfermeiro, cuida.

Eu, desde sempre quis fazer medicina, e continua sendo um sonho que eu gostaria de realizar.
Mas eu preciso dizer pra quem não sabe que o Enfermeiro é um profissional com imensas qualificações e hoje, eu sei do valor que vou ter se exercer a profissão. Hoje eu sei da importância.
Não digo que estou deixando pra lá toda minha vontade de cursar medicina, mas digo que as admiro da mesma maneira. Enfermagem e medicina!

A diferença vai ser sempre você, médico e enfermeiro, quem faz!

viva arca

5 comentários:

Anônimo disse...

oi, hje passei por vários blogs, e me deparei com o seu, que me foi uma grata surpresa.Esses dias convivi bem de pertinhos com muitas enferemeiras, minha vovó ficou três mêses internada, passei muitas noites com ela e sinceramente os médicos são muito bons, mas se não fossem as enfermeiras, não sei o que seria de nós. Vocês fazem tantas coisas ao mesmo tempo e ainda conseguem sorrir e nos aliviar a dor com suas asas de anjos. Desculpe falei demais...rs. Amei tanto o blog que passei a seguir ...se quiser me faça uma visita e siga-me tbem..rrsrsr.
me conta que músicas maravilhosas são essas.
Abraços ..

Gabi M . disse...

Estva andando por aqui e vi seu blog . Meu grande sonho profissional , é cursar medicina , tenho 15 anos ainda e já tentei fazer provas para cursar enfermagem juntamente com o ensino médio ,infelizmente não consegui , mas ainda continuo firme na vontade de seguir a medicina ou a enfermagem , ainda tenho um tempinho pra resolver . Acho que é uma verdadeira corrente , cada um com a sua função , e no fim todos estão interligados , a enfermagem e a medicina , um não pode funcionar tão bem , sem o outro .
Sucesso na sua carreira e parabéns pelo seu blog e em especial por este post .
Beijos (:

Arca disse...

Gaby, escolha com calma pois tem tempo e aproveite porque é precioso. Em qualquer das profissões sei que será bem sucedida, pois acredito q sua escolha seja CUIDAR. :) Fico feliz que tenha gostado.
Sandra, agradeço imensamente! Acredite que é difícil encontrar quem valorize, é absurdo e está mudando, mas é um processo. Acredito que o Enfermeiro, nasce enfermeiro e está aí pra cuidar, não apenas pq é tarefa dele, mas porque parte do interior dele. Obrigada de verdade :)
Irei visitá-las

Anônimo disse...

Que bom que você voltou...

Nathália Carvalho disse...

Camila... seu blog tá lindo viu!
Suas palavras encantam.
Boa Sorte, beijo;